Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dirk Gently

Olá a todos!
Depois de mais tempo do que é aceitável levar para ler um livro, terminei "Dirk Gently's Holistic Detective Agency". Como um bom escritor inglês, Douglas Adams, além dO Guia, escreveu um (na verdade dois e meio) livro de detetive. Mas seguindo seu estilo particular, a história foge do padrão "vamos seguir pistas lógicas para chegar à solução do mistério", e segue por uma trilha bem mais difusa.

Parece capa  de livro espírita, né?


Dirk Gently é o nome de um dos personagens principais do livro: o detetive. No entanto, ele só participa ativamente no segundo terço da história, e só aparece pessoalmente quase na metade dela. A maior parte do tempo, a narrativa acompanha Richard, um programador que trabalha numa empresa desenvolvendo um software que gera música a partir da realidade. A idéia é que as formas da natureza e objetos apresentam harmonia que pode ser transformada em música, desde que se consiga criar um equação que "traduza" as formas em notas musicais eficientemente. É um conceito interessante: aplicação de sinestesia em computadores, mas não é tratado a fundo.
Quanto ao detetive e sua Agência de Investigação Holística, Dirk é o tipo de sujeito que ninguém sabe muito sobre, e justamente por isso acaba surpreendendo os outros de diversas formas. Ele acredita na interconectividade entre um evento e tudo que o antecede - e, assim, o que sucede também -, de tal forma que uma invvestigação como a busca por um gato perdido pode incluir uma viagem para as Bahamas, e é justíssimo incluí-la na conta do cliente. A despeito de crenças duvidosas, Dirk tem uma capacidade incrível de ligar fatos e tirar conclusões absurdas, mas precisas. Um exemplo dado logo no início é do seu tempo de estudante, quando Dirk, depois de se dar conta da profitabilidade de suas habilidades, passou a vender seus "chutes" sobre quais questões poderiam cair nas provas. Isso era feito através do estudo de provas passadas e tentativa de detectar algum padrão para poder estimar o tipo de questão que iria cais nas suas próprias provas. O problema foi quando ele conseguiu adivinhar uma prova inteira, com precisão no posicionameno das vírgulas, e graças a isso foi preso sob a acusação de estar roubando avaliações.

Anyway, a história se desenrola na narrativa clássica de douglas Adams, com alguns núcleos e personagens que não chegam a se encontrar, mas que influenciam quase diretamente nas vidas uns dos outros, e uma trama que parece levar a lugar nenhum até chegar ao final e você entender afinal o que era aquilo que estava acontecendo. Embora pareça confuso e irritante caso você ainda não tenha lido nenhum livro do Mr. Adams, na verdade é como assistir a um sketch do Monty Python, cheio de charme dentro de sua silliness. O grande charme está no desenvolvimento das cenas, a narrativa e diálogos  dos personagens. Não é o que acontece, é mais como acontece que deve ser apreciado.

Infelizmente não existe versão nacional da obra, mas fica a recomendação para quem quiser arriscar em inglês mesmo, ou que fiquem atentos caso algum dia uma editora resolva lançar esta obra em terras tupiniquins. Vale a pena.

Grande abraço!
o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário