Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Evil Dead

Este post é pra quem gosta de filmes, mortos-vivos, demônios ou, simplesmente, histórias nonsense.

Nestes últimos dias tem feito tanto calor que dá vontade só de ficar em casa fazendo nada, na frente do ventilador ou ar-condicionado. Em alguns dias, consegui fazer isso muito bem =D
Tirei um tempo pra ver os filmes de uma série antiga, Evil Dead I e II e Army of Darkness, porque já tinha ouvido falar e parecia ser bem divertido. Vou falar rapidamente dos filmes tentando evitar spoilers, mas se você quer evitar  informação extra, passe rapidamente pela página e só veja as imagens ;D
O primeiro filme, Evil Dead (Uma Noite Alucinante, ou A Morte do Demônio), é um terror trash, com a história padrão do grupo de amigos que vai para uma cabana abandonada e acabam despertando um grande mal. O legal é que o demônio malvadão que ataca eles não aparece; ele é representado simplesmente pela câmera avançando pelo bosque, invadindo a cabana e eventualmente atacando algum deles.

 fonte: photobucket

Enfim, esse demônio é libertado quando eles tocam a gravação de uma fita em que um cara lê uma passagem do Livro dos Mortos.
A partir daí, o diabão liberto ataca um deles e parece uma infecção de zumbis, pois quem é atacado logo começa a exibir sinais da transformação em demônio. E a única forma de acabarem com os demônios é pelo esquartejamento, então o filme é relativamente violento. Tem até uma cena na floresta com uma garota que parece o tipo de coisa que você só encontraria em desenhos japoneses para adultos perturbados ._.''

 Nada mal pra um filme de 82 
(fonte: thescreenplaywriters.com)

Bom, esse é o filme mais "sério", e na verdade não tem uma ligação direta com os outros dois, exceto pela história e alguns personagens.

Evil Dead II, a continuação, ou seria mais um remake, do primeiro filme, tem tanta violência quanto seu predecessor, mas os toques de comédia são bem mais explícitos. À medida que o filme vai evoluindo, Ash -o protagonista- vira uma espécie de herói e lunático.

 
Ash feliz da vida com o rumo emocionante que sua vida tomou
(fonte: osirmaosbacalhau)
 
Os acontecimentos principais do Evil Dead original são resumidos nos primeiros seis - sim, seis - minutos, mas ao invés de um grupo de amigos temos apenas Ash e sua namorada. Depois chega mais gente na cabana e o encontram coberto de sangue e falando sobre monstros e espíritos malignos na floresta. Não demora muito pras forças da trevas começarem a agir e as pessoas serem transformadas em criaturas malignas.
MAS o melhor está por vir. Em dado momento, Ash perde sua mão pra um deadite -as pessoas tomadas pelo demônio-, e no lugar dela ele põe algo que é ao mesmo tempo útil e foda: uma MOTOSSERRA.

 
Groovy 
(fonte: omghorror)

Nesse ponto o filme vira uma ode à fodacidade de heróis de filmes, e terminando bem a tempo de preparar o gancho para o terceiro filme:

Army of Darkness (O Exército das Trevas). Aqui, Ash está na Inglaterra no ano de 1300 D.C., e há uma infestação de deadites ocorrendo. Para voltar pro seu tempo e ajudar os camponeses, ele tem que ir atrás do Necronomicon, o livro dos mortos, que voltou no tempo com ele e contém os feitiços necessários para levá-lo de volta pra casa. Já dá pra ver que é de longe o mais estranho da série, e o humor lunático está presente em toda a aventura, acompanhando o herói lunático que luta contra os deadites e si próprio.

Pode parecer exagero, mas tudo que aparece na capa está realmente no filme
(fonte: bringmethediscoking.wordpress)

Terminando com chave de ouro a total falta de noção da série Evil Dead, Army of Darkness é uma obra-prima dos filmes B, e deve render boas risadas pra qualquer um que goste de filmes que se auto-parodiam sem recorrer a piadas prontas e sem compromisso de parecer realista. É pura e simplesmente for fun. Recomendo. =D


Extra: Ash é vivido por Bruce Campbell, que já fez vários trabalhos com o diretor e criador da Evil Dead, Sam Raimi. inclusive fazendo participações especiais em todos os filmes do Homem-Aranha: ele é o apresentador de luta-livre que cria o nome do herói, o segurança que não deixa ele entrar no teatro no segundo filme e o atendente que dá conselhos a Peter Parker no restaurante no terceiro.
Além dos filme, a saga de Ash continua em histórias em quadrinhos, sendo que já teve até cross-overs com o universo dos Zumbis Marvel. Nada mal pra uma série de filmes B.

Pra quem aguentou ler até aqui: o vídeo da cena em que Ash faz sua prótese especial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário