Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Edição Especial

Já viram as "Edições Especiais" de filmes? Aquelas que vêm com final alternativo, cenas extras, "versão do diretor", etc. Ao mesmo tempo em que é legal ter conteúdo extra, muitas vezes essas versões são mais uma desculpa pra lucrar em dobro (ou triplo, quádruplo...) em cima de uma idéia que já deu certo, mas de um jeito mais maroto do que fazendo uma continuação.
"Ah, o estúdio meteu o dedo e eu acho que a cena 37 devia vir antes da 36 e ter aquele um segundo a mais" = versão do diretor
"Nossa, o esboço do roteiro tinha um final diferente" = final alternativo
"Olha, cagaram tudo mas o filme foi bem pelo marketing, vamos editar e fazer algo que preste" = edição definitiva
Não entenda mal; nada contra os filmes que têm toneladas de extras. Isso é legal, é algo que todo fã deve curtir, mas ficar capitalizando infinitamente sobre um título pode tornar-se ridículo. Exemplo "aconteceu comigo": Fui comprar uns filmes (promoção e pá...) e encontrei Blade Runner, aquele filme velhão sobre o cara que caça andróides. Nunca vi, e por isso queria comprar. Me disseram que uma versão reeditada era melhor que a original, mas qual não foi minha surpresa quando encontrei duas versões: a "Versão Final do Diretor" e "Corte Final". Googleando um pouco achei esta empolgate notícia de 2006 que fala sobre o lançamento da quarta versão do filme - o tal "Corte Final". Então temos um filme com quase trinta anos que não recebeu continuações, mas tem QUATRO versões.



 Pelo menos eles tentam diferenciar nas capas. O problema é que existem 
bem mais capas do que versões, o que ferra com tudo de novo.

Um exemplo recente é Watchmen, que aqui no Brasil saiu apenas com a versão basicona, mas lá fora tem a versão do Diretor, com meia hora a mais de filme e cenas animadas espalhadas por ele, simulando algo semelhante que tem na HQ. Pelo menos isso foi avisado que seria feito deste modo, e como foram lançadas quase juntas é perdoável. A trilogia dO Senhor dos Anéis também tem algo parecido, com a versão do diretor contendo mais cenas que basicamente aprofundam a história. Isso é legal, é algo que pra quem leu o livro e gostou pode tornar o filme ainda melhor, mas é compreensível porque não lançaram filmes de quase quatro horas lotados de (ou 'com ainda mais') diálogos.

E o Oscar de filme mais canibalizado vai para....

E isso existe até nos videogames, música e livros (tem que tomar cuidado porque tem editoras que não lançam texto integral). Enfim, quando for comprar algo, pesquise antes pra evitar se decepcionar ao ver uma versão "definitiva" do que você acabou de pagar na prateleira da loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário