Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Guia do Mochileiro do Mundo Real


Voltando às origens deste blog, hoje vamos discutir o legado de Douglas Adams. Neste caso, será algo que foi inspirado pela sua obra. O "verdadeiro" Guia do Mochileiro, ou o mais próximo que temos dele no mundo real: o site H2G2 - uma "sigla" para HitchHiker's Guide to the Galaxy. É um site colaborativo, que serve como um guia turístico "wiki". Tem informações sobre cidades, países, receitas, animais, .... Enfim, coisas que possam interessar quem quer saber mais sobre o mundo, seja apenas para ver curiosidades ou preparar uma viagem.

Seguindo a tradição do Guia original, o H2G2 traz a sábia instrução NÃO ENTRE EM PÂNICO na sua frontpage.
O porém é que o conteúdo é todo em inglês, e usando um tradutor, como o do Google, os textos podem não fazer muito sentido (por causa das expressões traduzidas literalmente e pequenos erros de mecanismos automáticos de interpretação), mas eles têm artigos bem legais e as informações vêm com pitadas do humor que seria esperado de um verdadeiro Guia do Mochileiro das Galáxias
Se alguém quiser ver o site traduzido; pode ser necessário selecionar o texto pra  aparecer. Não entendi por quê, mas aqui o texto ficou da mesma cor do fundo.
O H2G2 é divertido mesmo quando quer ser simplesmente informativo. No artigo sobre o Brasil tem um guia de "frases úteis" e de como pronunciá-las, que utiliza uma escrita "fonética" incrivelmente parecida com o internetês. Por exemplo:

Bem light pra começar.

Complicando um pouco.

 
DROGAS!

Isso e outros artigos que, ao mesmo tempo que são informativos, seguem um estilo bem "Guia-ístico" de dar informações; como o que fala sobre a água potável do México:
"O México é um exemplo famoso de um lugar onde beber a 'água potável' pode ter consequências sérias; às vezes cômicas, às vezes embaraçosas, às vezes perigosas, mas sempre memoráveis. Deve-se perceber que o México não é, de forma alguma, o único - ou mesmo o pior - lugar onde beber 'água potável' não é bem o que devia ser."
Pequenos detalhes assim preenchem vários artigos do H2G2, que, se não for o mais completo, pelo menos é um dos mais divertidos guias geográficos que tem por aí, então se você tiver tempo/paciência/curiosidade, faça uma pesquisa e aprenda algo sobre algum lugar escrito de uma forma pouco convencional.


Obrigado pela visita; deixe sua opinião nos comentários e
 NÃO ENTRE EM PÂNICO!

2 comentários: