Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lutar, pilhar, trapacear!

Recentemente comecei a jogar RPG (de mesa, com livros e fichas de personagem que os jornais dizem que é coisa de satanista) com uns amigos (que já jogavam), já que quando era mais novo meus (outros) amigos não tinham o hábito de jogar essas coisas. Estamos no clássico DnD, e a cada seção melhoramos a parte de interpretação de personagem e uso das habilidades em batalha.
De qualquer forma, não é sobre isso que eu vou falar.


E se você ignorar a parte de mestre, personagens, história e ficar apenas com batalhas, tesouros e grindagem frenética? Você tem Munchkin!



Há algum tempo minha namorada me deu de presente um dos melhores jogos de cartas que já joguei. No Munchkin você usa cartas para criar um personagem e equipá-lo para poder vencer monstros e ser o primeiro a chegar ao nível 10 (ou outro nível que os participantes achem desafiador o suficiente). Basicamente é isso, mas os outros jogadores não vão facilitar pra você, pois todo mundo quer vencer, afinal, é isso que define um Munchkin.

Da wiki:
Em jogos, um Munchkin é um jogador que joga o que deveria ser um jogo não-competitivo (por exemplo, um RPG) de forma agressiva e competitiva. Um Munchkin tenta, dentro do contexto do jogo, obter o maior poder, conseguir matar o maior número de inimigos, e pegar a maior quantidade de tesouros possível, não importando quão destrutivas sejam suas ações para a o desenvolvimento dos personagens, adamento da história, honestidade, lógica, ou a diversão dos outros jogadores.
Mas como aqui TODOS agem assim, a diversão está justamente em se aproveitar de qualquer oportunidade possível para conseguir benefício próprio.
Pra não ficar apenas no texto, desta vez eu preparei um videozinho prático explicando o funcionamento básico do jogo:


Além da temática "capa e espada" exitem sets de Munchkin de piratas, super-heróis, ficção científica, faroeste, vampiros e outros, além de expansões para alguns desses sets. A melhor parte é que, diferentemente dos "Trading Card Games", como Magic, no Munchkin não existem "boosters", apenas os sets e expansões, que você compra sabendo (se pesquisar antes) quais cartas vão vi. E os sets podem ser misturados entre si, criando jogos em que piratas encontram exploradores do espaço, vampiros se unem a criaturas Lovecraftianas e várias outras combinações.

É ótimo para jogar com amigos que curtam RPG, pois existem várias referências cômicas a criaturas e itens comuns nas aventuras de mesa, mas também com quem não está familiarizado com esse meio, porque depois de entender as regras básicas o resto se aprende jogando. E, com o próprio manual diz, se surgir qualquer dúvida no meio do jogo e ninguém tiver certeza do que fazer, as regras devem ser decididas na hora na base de brigas e discussões. Boa sorte.


Como curiosidade, Munchkin também é um tipo de gato com pernas curtas e um doce do Dunkin' Donuts.

 
Abraços; e até a próxima!

Um comentário:

  1. Po, gostei da sua explicação da mecânica do jogo.O manual é meio confuso =/

    Consegui um baralho customizado aqui (achar scans, ir na grafica, cortar carta por carta D:)

    Also, onde conseguiu essa planilha do personagem?

    ResponderExcluir